Como avaliar melhor as necessidades de infraestrutura de rede de sua empresa? 21 de agosto de 2018 – Posted in: Access Point (AP) – Tags: , , , , ,

Não é fácil identificar quais são os equipamentos e serviços necessários à criação de uma infraestrutura de TI. O sucesso desta empreitada depende de uma série de fatores como a qualidade dos equipamentos, sistemas e soluções de serviços contratados.

A boa notícia é que neste artigo vamos te ajudar a saber quais fatores você deve levar em consideração para criar um bom ambiente de compartilhamento de arquivos e informações, integração de suas equipes, segurança e estabilidade da sua rede, serviço de help desk, além dos programas de gestão.

Confira as 5 etapas para você montar a sua infraestrutura de TI com sucesso:

1. Identifique suas necessidades

Faça um levantamento com seus colaboradores, equipes e departamentos, para saber o que eles esperam e necessitam de apoio tecnológico dentro das atribuições de cada um. Isto proporcionará maior assertividade na hora de levantar os requisitos técnicos.

2. Escolha entre os melhores fornecedores

Procure empresas estabelecidas no mercado que possam oferecer uma gama de soluções que atendam às suas necessidades. Além de avaliar a proposta de prestação de serviço, faça algumas perguntas em relação ao fornecedor:

  1. Os clientes estão satisfeitos com o serviço prestado?
  2. Qual a política de pós-venda? Como será o atendimento quando surgirem problemas técnicos?
  3. Os valores estão dentro de uma ética de mercado? Desconfie de valores muito aquém do padrão.

3. Menos é mais

Quanto menos complicada, mais fácil a gestão e o controle de sua rede de computadores, sempre que possível, opte pela virtualização de sua infraestrutura. Não confundir com simplória, acima de tudo ela deverá atender às suas necessidades.

4. Busque soluções modulares

A ideia é que a sua infraestrutura de rede alavanque o seu negócio. Tendo isto em mente busque soluções que possam ganhar escalabilidade conforme a expansão e crescimento de sua empresa. Isto evitará gastos desnecessários no futuro, bem como opte por soluções com interface de fácil entendimento para minimizar os gastos com treinamento de novos usuários.

5. Flexibilidade e simplicidade nos processos

Se você demitir sua equipe de TI, ainda assim seu parque tecnológico continuaria funcionando?

Processos flexíveis e simples devem ser a meta. Na hora de implementar a gestão do capital intelectual de sua empresa, pense nisso, para que ele não seja minado, em caso de demissão de funcionário ou ausência eventual da equipe de TI. Busque soluções bem documentadas e de acordo com as melhores práticas e metodologias em TI.

A Criarenet  trabalha em parceria com a melhor marca do mercado.